segunda-feira, 5 de maio de 2014

ANÁLISE PLANO CURRICULAR DO ENSINO SECUNÁDRIO GERAL (PCESG) Moçambique



ANÁLISE PLANO CURRICULAR DO ENSINO SECUNÁDRIO GERAL (PCESG)

 Por Gildo João Manuel
A presente reflexão tem vista uma análise crítica do currículo do ensino secundário geral (ESG) 2007.
Partindo do princípio de que o currículo escolar “é o que se espera aprender na escola, de acordo com o que se considera relevante e necessário na sociedade u dado tempo e contexto” (Roldão, 1999, 47), podemos afirmar que este currículo em análise espelha efectivamente aquilo que é a conjuntura actual no País e nele é notória duma forma explicitas as cinco componentes fundamentais de um currículo, referimos a:
- Contexto e justificativa, finalidades e objectivos, matérias e conteúdos, estratégias e actividades e a avaliação.

Ele apresenta a introdução, contexto, política geral, inovações, estrutura curricular, planos de estudo, sistema de avaliação, estratégias de implementação e características gerais dos programas.
                                                                      
Os conteúdos apresentados, são relevantes e pertinentes para a nossa sociedade, pois, visam potenciar o aluno no saber fazer, saber ser e estar, possibilitando deste modo o desenvolvimento do empreendedorismo.

Fala-se repetidamente que este currículo tem um carácter profissionalizante que tem em vista a resolução de problemas concretos da sociedade. A nossa inquietação é: como é possível isso?

Dando exemplo da Agro-pecuária, será que as nossas escolas estão preparadas para operacionalizar este objectivo? “No processo de ensino e aprendizagem da Agro-pecuária deverá ser privilegiada a componente prática” (MEC, 2007, 50);

Com isso podemos afirmar que a materialização deste plano curricular está além da capacidade das nossas escolas e está fora do tempo, visto que a primeira fase de implementação é no período de 2008 – 2010 e agora estamos em 2011 quase nada se fez no terreno um exemplo concreto aqui na cidade de Maputo quantas escolas do ensino secundário têm campos apropriados para este efeito?

O sistema de avaliação foi bem delineado, pois, preconiza não apenas a avaliação formativa como também outras componentes, mas peca na sua implementação em que não são observados aspectos como: (debates, seminários, projectos, portfólio).

Sugere-se que se aloque meios de transporte nas escolas urbanas, para evacuar os alunos às zonas rurais a fim de fazer suas práticas, simulações, participação nas actividades produtivas, nas plantações e criação animal, por um lado, e por outro, quando se está a preparar o novo currículo, é necessário que os professores que irão implementar tenham um determinado período de capacitação.