ANÁLISE
PLANO CURRICULAR DO ENSINO SECUNÁDRIO GERAL (PCESG)
Por Gildo João Manuel
A presente
reflexão tem vista uma análise crítica do currículo do ensino secundário geral
(ESG) 2007.
Partindo do
princípio de que o currículo escolar “é o
que se espera aprender na escola, de acordo com o que se considera relevante e
necessário na sociedade u dado tempo e contexto” (Roldão, 1999, 47),
podemos afirmar que este currículo em análise espelha efectivamente aquilo que
é a conjuntura actual no País e nele é notória duma forma explicitas as cinco
componentes fundamentais de um currículo, referimos a:
- Contexto e
justificativa, finalidades e objectivos, matérias e conteúdos, estratégias e
actividades e a avaliação.
Ele apresenta
a introdução, contexto, política geral, inovações, estrutura curricular, planos
de estudo, sistema de avaliação, estratégias de implementação e características
gerais dos programas.
Os conteúdos
apresentados, são relevantes e pertinentes para a nossa sociedade, pois, visam
potenciar o aluno no saber fazer, saber ser e estar, possibilitando deste modo
o desenvolvimento do empreendedorismo.
Fala-se
repetidamente que este currículo tem um carácter profissionalizante que tem em
vista a resolução de problemas concretos da sociedade. A nossa inquietação é:
como é possível isso?
Dando exemplo
da Agro-pecuária, será que as nossas escolas estão preparadas para
operacionalizar este objectivo? “No
processo de ensino e aprendizagem da Agro-pecuária deverá ser privilegiada a
componente prática” (MEC, 2007, 50);
Com isso
podemos afirmar que a materialização deste plano curricular está além da
capacidade das nossas escolas e está fora do tempo, visto que a primeira fase
de implementação é no período de 2008 – 2010 e agora estamos em 2011 quase nada
se fez no terreno um exemplo concreto aqui na cidade de Maputo quantas escolas
do ensino secundário têm campos apropriados para este efeito?
O sistema de
avaliação foi bem delineado, pois, preconiza não apenas a avaliação formativa
como também outras componentes, mas peca na sua implementação em que não são
observados aspectos como: (debates, seminários, projectos, portfólio).
Sugere-se que
se aloque meios de transporte nas escolas urbanas, para evacuar os alunos às
zonas rurais a fim de fazer suas práticas, simulações, participação nas
actividades produtivas, nas plantações e criação animal, por um lado, e por
outro, quando se está a preparar o novo currículo, é necessário que os
professores que irão implementar tenham um determinado período de capacitação.