segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

teorias da Eficácia Escolar


Por Gildo João Manuel
E-mail: gildoj.manuelmail.com
Tema: Conceitos e Teorias da Eficácia Escolar
INTRODUÇÃO
A eficácia escolar é o grau em as escolas atingem as suas metas. Basicamente a analise de uma escola ou outro tipo de organização a eficacia é analise de meios e metas determinados de forma diferente. A análism de antecedentes, que são as condições e critérios de eficacia.
por trás desta estrutura bastante simples de relações significa que há uma complexidade considerável, uma vez que várias categorias de objetivos (critérios de eficácia) e vários  tipos de condições antecedentes podem ser distinguidos.

Teorias sobre a eficácia escolar
2 . 4. As duas grandes proposições teóricas são comared pelo seu potencial para explicar os resultados da investigação emprirical eficácia escolar: avaliação centrada retional controle sobre a escolha por um lado por outro.

Tendo em conta a estrutura multi-nível global dos modelos de eficiência escolar, é claro que existem tipos direfent da teoria em questão. as teorias mais baixo nível de instrução e aprendizado são de importância central.

O exemplo, são o modelo de Carroll conhecido e Percepções construtivistas mais recentes sobre aprendizagem e ensino. A nível de organização da escola, vários modelos de coordenação, como o chamado lixo modelo pode, a construção de sistems de baixo acoplamento e de imagem da burocracia Profissional são relevantes.

Todos esses modelos e teorias oferecem algum tipo de explicando por que razão alguns de instrução, condições finais organiational administrativos parecem ser condutiva relativamente alta, enquanto outra não realização educacional. Na medida em que a interface entre as escolas como as organizações e seus enviropment estão em causa a teoria da escolha pública e teoria contingecy entram em jogo (Scheerens, 1992, 1993).





2.4.1-avaliação centrada controle relacional
a partir da perspectiva da teoria de controle a disponibilidade de um Mecanismo a evolução é uma condição fundamental para o controle a disponibilidade de um mecanismo de evolução também é vista como a caracterização menos exigentes de um objetivo organizacional.

Assim, o funcionamento organizacional é favorável (ou seja, orientado) de controle, sempre que situação em um determinado ponto no tempo pode ser avaliada, por exemplo, através de avaliação por um comitê de especialistas.

2.4.2 Escola

Segundo Visscher (1999), em muitos países industrializados, a distribuição de autoridade em nível administrativo está sendo reconsiderada, resultando em sistemas anteriormente descentralizada tende a tornar-se mais centralizado em certas áreas, (por exemplo um currículo nacional no Reino Unido), enquanto antiga sistems centralizado delegar mais autoridade para a escola, por exemplo França

Porém para o caso de Moçambique o currículo nacional pode cotribuir para a eficacia escolar na medida em que o currículo nacional pode ser visto como um mecanismo de controlo político de conhecimento. A estratégia da sua implementação depende de vários factores: políticos, económico e sociais; ele põe em evidência as novas orientações curriculares, e cabe a cada escola adaptar o currículo nacional ao seu contexto próprio; apresenta de forma clara e abarca o contexto cultural, social e educativo e faz referência a valores morais. É através do currículo nacional que se pode reforçar a unidade nacional.
Contudo, escola busca a inserção dos jovens no mundo do trabalho, da cultura, das relações sociais e políticas, através do desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje e lidar com a rapidez na produção e na circulação de novos conhecimentos e informações.





2.4. 3. Teoria da contingência como um quadro que englobe
como apontado antes, as duas estruturas teóricas não são exaustivas em qualquer consideração, plano abrangente de modelos de eficácia educativa. Por exemplo: eles não suportam diretamente a perguntas sobre o OS fourther techers profissionalização e à aplicação de modernas tecnologias da informação na educação


Apesar de tudo. eles podem ser vistos como dois mecanismos básicas de controle que uma atrás de duas teorias mais abrangentes sobre o funcionamento dos sistems educacionais controle racional está em consonância com a eficácia global modelos educacionais, induzida a partir de variouscategoriasof empírica modos eficácia educativa, tal como induzida fro vários
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 Conclusão
Finalmente um rumo sobre as implicações os modelos de escola empiricamente fundamentada na eficácia para as questões discutidas em outros capítulos

Neste capítulo existe váras ideias  sobre como ter eficácia nas escolas. Estas ideias provê de particular  orientações para organizações onde são discutidos  em outros capítulos.
 No que dis respeito à coordenação, a pesquisa tem enfatizado as escolas eficazes consenso sobre os objetivos da escola, nomeadamente uma orientação comum para a realização de assunto relacionado objetivos educacionais. separados de acordo sobre a orientação básica a um nível mais prático, o alinhamento do currículo planejamento entre os diversos graus foi sublinhado, neste contexto, a mensagem de partida a eficácia da escola para obter as descrições da escola como um sistema flexível ou mesmo a anarquia organizada.

É importante notar, contudo, que a implicação da pesquisa sobre a eficácia da escola não se limitam a afirmar que aqui deve ser mais coordinação. Mas também é um substantivo orientacoes quanto ao que deve ser o conteúdo desta coordenação, nomeadamente a realização de orientação e alinhamento da oferta curricular toda a escola. Pesquisa sobre a eficscia escolar também oferece algumas perspectivas com as respectivas à tecnologia do processo primário de ensino e aprendizagem.

PERCEPÇÕES SOBRE A EFICÁCIA ESCOLAR
Quando se fala em eficácia escolar na educação,  relaciona-se a mesma com a qualidade do ensino. Alguns autores dão um significado ainda mais amplo, usando – à como sinónimo de eficiência, produtividade e poder de sobrevivência de uma organização.
A eficácia é definida de forma diferente de acordo com várias disciplinas:
Definição sobre eficácia, sob ponto de vista económico
Antes de abordar o assunto deste sob tema, importa referir a diferença principal entre a eficiência e a eficácia, dado que são termos que tem dado algumas complicações aos utilizadores.

Eficiência, significa fazer melhor todas as coisas que se tem para fazer e a eficácia envolve em fazer bem as coisas certas.
Portanto, segundo Oliveira (2000, p 46) a eficácia, “é o resultado da aplicação da acção para produzir efeitos em todos os ramos da actividade humana”. É mensurada por uma relação entre os resultados realmente alcançados na organização, conferindo os objectivos, metas estabelecidas para a utilização de recursos da organização. (Financeiros materiais, humanos, tecnológicos).
No entanto, a eficácia interna, pode ser definido como sendo uma óptima relação entre “inputs” e “outputs”.
O conceito económico de eficácia esta relacionado com o processo de produção e transformações numa organização (entradas e saídas). Neste contexto as entradas no sistema escolar incluem alunos com determinadas características, apoios financeiros e materiais. As saídas por sua vez incluem as realizações dos alunos no fim da escolaridade. O processo de transformação esta relacionado com os métodos instrucionais, escolhas curriculares e condições organizacionais que tornam possível a aquisição de conhecimento pelos alunos. Neste contexto, a eficácia pode ser descrita como a extensão no qual a saída desejada é alcançada.
Visão teórico-organizacional sobre a eficácia
Visscher, citando ( Cameron & Whetten, 1983; Faerman & Quinn, 1985) “teóricos organizacionais assume que a interpretação do termo eficácia depende da teoria organizacional e dos interesses específicos do grupo em relação a questão”.
Assim sendo, existem cinco visões de eficácia organizacional:
Racionalidade económica
A eficácia definida nos termos da racionalidade económica é considerada simplicista uma vez que esta é  identificada em termos da produtividade organizacional e, para que as organizações funcionem existem outros valores para além da produtividade.
O modelo de sistema orgânico
Segundo Visscher  (1999) “no modelo de sistema orgânico , as organizações podem ser comparadas com sistemas biológicos que se adaptam aos seus ambientes”.  
De acordo com esta visão a  escola deve ser uma instituição flexível, não permitindo ser influenciada negativamente pelo meio onde se encontra. Flexibilidade e adaptabilidade são as mais importantes condições para a eficácia no sentido de sobrevivência.
 Abordagem das relações humanas das organizações
Os teóricos organizacionais que defendem esta abordagem enfatizam a motivação dos trabalhadores, satisfação com trabalho, o ambiente de trabalho e o envolvimento dos mesmos com a organização, são os prováveis critérios de medição das características desejáveis de uma organização.
A burocracia
Organizações burocráticas tendem a produzir mais burocracia e, sendo a  escola, uma, organização que  na sua estrutura englobam várias sub - unidades relativamente autónomas, um dos problemas que se verifica é como criar um todo harmonioso, no sentido de proporcionar maior interacção social entre os  seus intervenientes e oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional.
O modelo político das organizações
O sucesso interno da escola está relacionado com o cumprimento das exigências de órgãos externos a organização como o caso das comunidades, parentes dos alunos, empresas a volta da comunidade.
As concepções de eficácia nas organizações não dependem das respostas teóricas a questão “como as organizações estão organizadas”, mas também de facções postas na eficácia em questão. Deste modo, existem diferenças entre as cinco visões de eficácia organizacional.
Segundo Visscher (1999) “os modelos de racionalidade económica e modelo de sistema orgânico, a gestão organizacional é o factor principal colocado na questão da eficácia”.
A diversidade de  pontos de vista das teorias organizacionais sobre a eficácia levam-nos a questões como: devemos operar no sentido que de existem várias formas de eficácia? Devemos fazer alguma escolha ou é possível desenvolver sobre os vários pontos de vista um conceito abrangente de eficácia? Visscher (1999, p.42)
0.      Modelo de pesquisa sobre eficácia
1.      Posição relativa as definições sobre eficácia, sob os pontos de vista económico e teórico-organizacional
2.      Tipos de pesquisa sobre desigualdade na educação
3.      Tipos de pesquisa sobre igualdade na educação
4.      Pesquisa sobre funções da produção educacional
5.      Pesquisas sobre escolas eficazes
6.      Pesquisas sobre eficácia da instrução
7.      Rumo ao modelo abrangente

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Oliveira, S. L., (2000). Sociologia das Organizações: uma análise do homem e das empresas no ambiente competitivo. 2ª ed. São Paulo. Pioneira.
Brooke, N. & Soares, J. F. (2008). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajectórias. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Visscher, A.J. (1999). Managing Schools Towards High Performance. Netherlands: Swets & Zeitlinger

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